foto iso

Por ocasião da 44a Fimec, em Novo Hamburgo, a Noko Química anuncia ao mercado um marco em sua trajetória de 30 anos: a empresa da cidade de Portão obteve a certificação ISO 9001, que formaliza em documento a sua característica número um, isto é, entregar soluções químicas de alta eficiência a produtores de couro no Brasil e no mundo.

Marina Schuler, diretora responsável por conduzir o programa de certificação, conta que foram 15 meses de trabalhos voltados a esse objetivo. Além das equipes internas, a busca pela qualidade total teve o apoio de uma consultoria externa. “Fomos auditados em novembro de 2019 pelo órgão certificador BSI, empresa de origem inglesa. E em 30 de janeiro deste ano recebemos a certificação da ISO 9001, reunindo direção,  upervisores, auditores e consultores”, destaca.

Apesar de a qualidade estar no DNA da Noko desde o início da sua trajetória, buscou-se a formalização desta filosofia mediante a sistematização de indicadores e de metas. “Passamos a ir além de um controle padronizado das áreas financeira e de vendas. Processos de gestão e produção foram revistos e otimizados. Agora, a visão do negócio é mais sistêmica. Temos reuniões permanentes interligadas entre supervisores de área, diretores e centro de controle, o que nos permite trabalhar com maior segurança no controle de qualidade de nossos produtos”, detalha.

Diretor da Noko, Ivo Schüler destaca que o projeto da ISO é um investimento na qualidade e valorização dos produtos. Além de forte atuação no mercado brasileiro, a empresa exporta produtos químicos para couros e calçados para cerca de 30 países nos quatro continentes. “A certificação internacional vem para consolidar nossa inserção no mercado nacional e internacional e até mesmo ampliá-la, porque passamos a ter uma visibilidade diferenciada.”

Segundo ele, a indústria não apenas conta com uma equipe de engenheiros e técnicos químicos altamente qualificados, como também tem expertise e tecnologia de ponta para atender e assessorar qualquer cliente no Brasil e no mercado externo, focado sempre na qualidade dos produtos químicos e na valorização do couro —um produto único, versátil, belo, nobre e sustentável.